A FENECIT - Teve sua primeira edição no ano de 2005 no município de Camaragibe – PE. Foi inspirada no movimento de feiras de iniciação científica para o Ensino Básico no Brasil, movimento esse liderado pela FEBRACE- Feira Brasileira de Ciências e Engenharia- USP- SP; MOSTRATEC – RS e CIÊNCIA JOVEM- PE. A partir de sua quinta edição a FENECIT tem ampliado sua aceitação para projetos de todas as regiões do país.
Objetivo Geral: Despertar nos alunos o interesse pela produção e saber científico, através da construção de projetos de pesquisas no cotidiano escolar.
Objetivos Específicos:
- Possibilitar o contato mais direto com o conhecimento científico produzido atualmente nas universidades do Brasil.Enfrentar e analisar situações problema existentes nas comunidades.
- Construir argumentação: relacionar informações e conhecimentos disponíveis em situações concretas.
- Elaborar e introduzir propostas de intervenções, utilizando os conhecimentos desenvolvidos no cotidiano escolar.Selecionar e interpretar dados coletados a partir de objeto de estudo selecionado pelo próprio estudante.Incentivar a criatividade e inovação existente no estudante.
A produção científica em escolas de ensino médio e fundamental representa uma etapa para o crescimento do país, pois com este tipo de iniciativa o cotidiano escolar torna-se mais dinâmico e atrativo para os jovens, levando-os a buscar o conhecimento. No Brasil são poucas as instituições que trabalham com este tipo de pesquisa, um exemplo de instituição que trabalha desta forma é a USP, que apesar de ser típica de ensino superior realiza a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) voltada para alunos do 8º ano ao 3º ano (médio).
A prática da pesquisa no cotidiano escolar visualiza o aluno como produtor de conhecimento e não só como expectadores do mesmo, estimulando-os a aprender a aprender. A atual metodologia de ensino, ainda hoje muito utilizada, em que o aluno deve memorizar o conhecimento sem questioná-lo, tornando-o apenas um receptor de conhecimento e não um ser pensante produtor deste, desestimula o estudante a buscar o conhecimento.
A pesquisa científica vivenciada no cotidiano escolar desperta o gosto pelo saber. A curiosidade do aluno neste processo é de grande relevância, visto que, tudo aquilo que ensinamos aos nossos alunos, eles perdem a oportunidade de aprender. Quando um aluno é desafiado a construir um projeto utilizando a pesquisa científica vai existir uma quebra de paradigma na estrutura educacional, pois o professor deixará de ser um expositor de informações e passará a ser um orientador de tudo processo.
Segurança e Saúde
A Segurança e Saúde de todos que participam da feira é de fundamental importancia. Alguns cuidados são fundamentais para evitar problemas e garantir o bem-estar de todos.
- use roupas e calçados confortáveis;
- beba água e alimente-se adequadamente;
- não será vendido qualquer tipo de medicamento no local da feira;
- certifique-se de que o seu trabalho está de acordo com as REGRAS DE EXPOSIÇÃO E
- no final de cada dia, leve consigo materiais e equipamentos de valor usados na exposição do seu trabalho;
- evite circular com pertences à mostra como celulares, câmeras fotográficas, computadores portáteis, principalmente fora da área da feira;
- a Fenecit não se responsabiliza por danos, perdas ou roubos de materiais ou pertences pessoais.
Para mais informações acesse http://www.fenecit.com.
FONTE: http://www.fenecit.com
0 comentários:
Postar um comentário